Câmara Mauá
webMail
ok
Câmara Municipal de Mauá
a câmara   |   Brasão e Hino da Cidade
Clique no Brasão da Cidade de Mauá e conheça o significado das ilustrações e datas que aludem aos fatos importantes da história de Mauá.

Eles estão presentes em cerimônias, documentos oficiais e datas especiais, em frente de escolas, empresas e órgãos públicos. O Brasão e a Bandeira são símbolos do município, mas poucas pessoas conhecem o significado das ilustrações e datas que aludem a fatos importantes da hitstória de Mauá.

Após a conquista da emancipação política e administrativa, por meio do plebiscito realizado no então Colégio Viscondinho, situado ainda próximo à Paineira, em 22 de novembro de 1953, os moradores sentiram a necessidade de construir, por meio de símbolos, a sua identidade municipal. Com esse propósito, foram instituidos o Brasão de Armas e a Bandeira de Mauá.
Os estudos e projetos foram desenvolvidos pelo heraldista Salvador Thaumaturgo.
Ainda hoje, muitos moradores, ao observarem o tremular da bandeira de Mauá em órgãos públicos ou em desfiles cívicos, desconhecem as mensagens que estão implícitas em suas cores e desenhos.

Hino Oficial do Município de Mauá

O hino da cidade foi oficializado pela Lei Municipal nº 4268/2007, com partitura musical e letra composta pelos maestros Carlos Binder e Américo Del Corto, refletindo fatos históricos do Município.

Ouça aqui:

Partindo da Nobreza
Do Barão de Mauá
Antevendo sua grandeza
Uma Cidade iria brotar
Em terras virgens do Pilar

E agora aí está
Mauá, Mauá, Mauá!
O teu povo é varonil
Incansável lutador
Pelo progresso do Brasil

Desde a fina porcelana
E o granito natural
Todo o povo se irmana
Buscando um só ideal
Com as chaminés fumegantes
Fazendo sempre girar
Engrenagens mil rolantes
É a Cidade a prosperar

E agora aí está
Mauá, Mauá, Mauá!
O teu povo é varonil
Incansável lutador
Pelo progresso do Brasil