O Brasão, a Bandeira e o Hino são os símbolos oficiais do Município de Mauá. Estão presentes em cerimônias, documentos oficiais e datas festivas.
Após o início da Primeira Legislatura, em 1955, os cidadãos sentiram a necessidade de reforçar a sua identidade enquanto membros da municipalidade por meio de símbolos. Com esse propósito foram instituídos o Brasão de Armas e a Bandeira do Município, em 1959.
Em 1978 a paineira (Chorisia speciosa) foi consagrada árvore-símbolo da cidade, e em 2007 foi promulgado o hino oficial.
Conheça a história de cada um dos símbolos de Mauá a seguir. É possível efetuar o download dos símbolos oficiais ao final desta página.
Os estudos e projetos para o desenvolvimento do brasão de armas de Mauá foram realizados pelo heraldista Salvador Thaumaturgo. Foram oficializados com a promulgação da Lei Municipal 267, de 20 de agosto de 1959.
Sua descrição heráldica, conforme essa Lei, é a seguinte:
"Escudo Redondo de azul. No chefe, uma roda dentada de ouro, com vinte e quatro dentes. Em divisa, uma faixa ondada de prata. Em ponta, uma locomotiva, a vapor, de ouro. Encimando o Escudo, uma coroa mural de ouro. Ladeando o Escudo, pilares de mármore da espécie cinzenta, em cor natural, tendo os ábacos sustentados nos cantos direito e esquerdo do Escudo. Sob o escudo e suportando os pilares, um listel de vermelho carregado de números e letras de ouro, formando as datas e palavra: 1.4.1883 - MAUÁ - 1.1.1954."
Clique na imagem do brasão e conheça a simbologia que alude a fatos importantes da história de Mauá.
A bandeira de Mauá deve ser hasteada em escolas, empresas e em órgãos públicos, conforme determina a Lei Municipal 267, de 20 de agosto de 1959.
Sua descrição heráldica é a seguinte: "Cortada no primeiro de branco, com o Escudo do Município, instituído por esta Lei [267/1959]; no segundo de azul pleno."
A partir de agora, ao observar o tremular da bandeira de Mauá em órgãos públicos ou em desfiles cívicos, relembre as mensagens implícitas em suas cores e desenhos.
O hino de Mauá foi oficializado pela Lei Municipal nº 4.268/2007, com partitura musical e letra composta pelos maestros Américo Del Corto e Carlos Binder. Reflete fatos históricos do Município e instiga munícipes a gloria da cidade por meio do trabalho.
O Decreto Municipal nº 2.072, de 21 de setembro de 1978, consagra como árvore-símbolo de Mauá, pelo valor histórico e representação nas tradições locais, a árvore Chorisia speciosa, popularmente conhecida como paineira.
Especificamente esse decreto alude à Paineira localizada na confluência da Avenida Barão de Mauá com a Rua Prefeito Enio Brancalion, que deve ser permanentemente preservada pelos cidadãos e pelas cidadãs de Mauá.
Evandro / PMM. s/d
A Paineira foi tombada pelo Poder Executivo como patrimônio material da cidade em 19 de agosto de 2003, após estudo e aprovação pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico de Mauá (Condephaat-ma).
Clique sobre o símbolo para efetuar o download.
Letra do Hino para impressão
Partitura
Grade da Partitura (Corporação Lyra de Mauá)
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma, assim como cookies que permitem funcionalidades essenciais, tais como segurança, verificação de identidade e gestão de rede. Esses cookies não podem ser desativados. Ao navegar pelo site, você autoriza a Câmara Municipal de Mauá a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas acesse a nossa política de privacidade.